Confira aqui um passo a passo de Como tirar o Passaporte

Como tirar o Passaporte – Diversas pessoas gostam de realizar seus sonhos e visitar outros países. Essa vontade de descobrir uma nova cultura, novos hábitos, é fascinante e, aos que têm essa possibilidade, estão mais do que certos para isso. 

Acontece que, tirando os países da América do Sul, o restante solicita de um documento obrigatório que todo viajante precisa ter para poder entrar no país, chamado passaporte.

Já ouviu falar sobre ele? Fique por aqui que será explicado todos os procedimentos para que você consiga tirar o seu passaporte e visitar outros países. 


Como tirar o Passaporte O que é passaporte?

Passaporte é um documento pessoal e intransferível, que é emitido por um Estado para que os seus cidadãos possam ter livre acesso no país que lhes possibilitam a entrada em seu território. 


Como tirar o passaporte?

No decorrer deste texto, você verá que tirar o passaporte é uma tarefa bem simples e fácil. O órgão responsável pela emissão dele é a Polícia Federal e será obrigatória a sua ida até um dos postos de atendimento. Serão necessárias duas idas ao local: a primeira para tirar fotos e digitais e a segunda para poder retirar o documento já pronto. 

Observe os passos abaixo para tirar o seu passaporte. 

1 – Documentação

Os documentos necessários para que você tire o seu passaporte são:

Documento de Identidade: você pode apresentar a sua Carteira de Identidade (RG), a sua carteira funcional sendo reconhecida pela Lei Federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. Se você tiver, poderá apresentar o seu passaporte antigo. A única observação é se você tiver alterado o seu nome. Nesse caso, deverá levar a certidão para atualizá-lo junto ao passaporte. 

CPF: se ele estiver em qualquer um dos documentos de identidade apresentados, não será necessário levar o original;

Certidão de Casamento: necessário apenas se tiver alteração de nome;

Certificado de Naturalização: somente para as pessoas naturalizadas.

Além desses documentos necessários, se você já tiver tirado um passaporte antes, a apresentação deste também se faz obrigatória. Caso contrário, será cobrada uma taxa em dobro pela sua não apresentação.

Outros documentos como título de eleitor, comprovantes de votação e certificado de reservista não são mais obrigatórios. Mas é preciso que a pessoa esteja em dia com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar.

2 – Formulário

O segundo passo é fazer o preenchimento do formulário que consta no site da Polícia Federal. É bem fácil e simples preenchê-lo. Você terá que colocar os seus dados pessoais e documentos. É importante preencher todos os campos, não deixando nenhum em branco. 

Após o preenchimento do formulário, confirmando os dados descritos, um protocolo será gerado. Nele, estará a sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU), para o pagamento. Caso queira ter acesso ao formulário, basta clicar aqui.. 

3 – Taxa

Ao terminar de preencher o formulário de solicitação, você deverá clicar para que o boleto para pagamento seja gerado. A taxa está no valor de R$ 257,25. Será necessário primeiro o seu pagamento, para que depois seja feito o agendamento do atendimento no próprio site da polícia Federal. Geralmente esse agendamento é liberado no dia seguinte ao pagamento, aguardando apenas a compensação bancária ser realizada. 

4 – Agendamento

Ao realizar o pagamento da GRU e ter a liberação para poder agendar a sua ida à Polícia Federal, você entrará novamente no site da Polícia Federal, acessando agora o link para agendamento de atendimento.  

Será solicitado o seu CPF o número de protocolo e a sua data de nascimento para poder acessar o formulário. Após isso, o sistema irá informar as cidades e os postos disponíveis, assim como os dias e os horários para cada um deles. 

5 – Comparecimento

Na data em que você agendou o seu atendimento ao posto da Polícia Federal, você deverá comparecer ao local, levando consigo todos os documentos descritos no primeiro item deste texto. A Polícia Federal ainda solicita que o requerente leve o protocolo da solicitação e o comprovante de pagamento da GRU impressos.

É importante lembrar que a foto 3×4 não é necessária, pois uma foto é retirada no local, pela própria Polícia Federal. A única  exceção é no caso de crianças menos de 3 anos de idade, pois é exigido que tenham uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

O atendimento costuma não demorar. Após a triagem inicial realizada, você receberá uma senha, onde aguardará pelo seu chamado, para a conferência da documentação. Após isso, você seguirá para uma coleta de impressões digitais e a foto.

6 – Retirada do passaporte

Chegou o momento de buscar o seu passaporte. Ele estando pronto, você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal, levando um documento de identidade original para que possa retirá-lo. 


Qual é o prazo de entrega do passaporte?

No dia do seu atendimento, você passará por uma série de etapas, como conferência de documentação, coleta de dados biométricos, e, no final, receberá a data em que poderá retirar o seu passaporte, lembrando que não é uma data certa, apenas uma data provável. 

Essa previsão é de 6 dias úteis. Porém, como não é um processo que dependa apenas da Polícia Federal, este prazo pode ser estendido. 

O próprio posto onde você foi atendido poderá te dar informações mais precisas sobre a data de entrega do documento. 


Qual é a validade do passaporte?

A validade dos passaportes é de 10 anos. Após esse período, caso você necessite ou queira realizar uma viagem internacional, você deverá solicitar um novo passaporte. 

O passaporte para as pessoas que são menores de idade (18 anos) virá com uma validade específica, de acordo com a idade que ela possui. Dessa forma, a validade do passaporte será:

Idade entre 0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade;

1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade;

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade;

3 anos completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade;

4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade;

18 anos completos ou mais – 10 anos de validade. 


Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que nós te ajudamos!

 


Confira algumas dicas para economizar em sua viagem para Disney

Fique Conectado em toda sua viagem com Chip de Internet Ilimitada

Compre seu chip de internet da Easysim4u com 15% de desconto e fiquei conectado em toda sua viagem! O chip da Easysim4u funciona em mais de 140 países e você recebe o chip na sua casa e já chega no destino conectado! Para ter o desconto é bem simples, basta clicar no link: CLIQUE AQUI  e utilizar o cupom de desconto: VBPM15 ! E pronto, você ganhará 15% de desconto no chip de internet! Lembrando que para o código de desconto funcionar você deve clicar no link logo acima.

Seguro Viagem com Desconto

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com a SegurosPromo. A empresa faz a comparação em várias seguradoras, oferecendo diversas opções de seguros e valores. Para ter o desconto é bem simples, basta clicar no link: CLIQUE AQUI e utilizar cupom de desconto VBPM5 ! Pagamento é feito através do cartão de crédito ou boleto (Se escolher boleto ainda tem mais 5% de desconto).Lembrando que para o código de desconto funcionar você deve clicar no link logo acima.

Aluguel de Carro com Desconto

O melhor local para reserver seu carro é na Rentcars! A empresa faz a comparação em mais de 100 locadoras de veículos, encontrando sempre o melhor preço. Pagamento no cartão de crédito em até 12x, sem cobrança de IOF. CLIQUE AQUI e garanta o aluguel do carro com melhor preço.

Reserve seu Hotel com Desconto

O melhor local para reserver seu  hotel é pelo Booking.com ! Eles possuem diversas opções de hotéis e uma ótima forma de pagamento e de reservas. CLIQUE AQUI  e garanta seu hotel com melhor preço.

Promoção de Passagens Aéreas

Não deixe de acompanhar o site Viajando Barato Pelo Mundo  e baixar o aplicativo gratuito deles para receber todas as promoções em tempo real! O Viajando Barato Pelo Mundo não vende as passagens, mas publicam sempre as melhores promoções de passagens aéreas! Não deixe de conferir! CLIQUE AQUI. e confira todas as promoções

Ingressos de Orlando com Desconto

O melhor local para você comprar seus ingressos é através do Orlando Tickets Online  Preços excelentes e várias formas de pagamento!  Você pode pagar pelo cartão de crédito, boleto bancário ou por Paypall ! CLIQUE AQUI e garanta seus ingressos dos parques de Orlando com desconto

Confira também outros post dos Estados Unidos:

 

Deixe um Comentário