Roteiro Animal Kingdom – Como Aproveitar ao Máximo seu dia no parque!

Não é de hoje que os parques Disney em Orlando vêm surpreendendo cada vez mais seus visitantes. Muito provavelmente por conta disso, inclusive, são tão queridos e buscados por muitos turistas todos os anos, por isso, pensando em ajudar vocês, para saber como aproveitar ao máximo seu dia no parque, fizemos um roteiro Animal Kingdom. Prova contundente deste fato é o Parque Animal Kingdom.

Este parque, em especial, começou suas operações com um pouco de timidez: abria cedo e fechava cedo também. Mas isto mudou, e mudou muito. Seria o Animal Kingdom um zoológico? Não exatamente, porque ele é muito mais do que isto e um dos mais espetaculares parques temáticos do complexo. Ele é muito procurado principalmente pela atração do avatar, que na nossa opinião é  a melhor atração de todos os parques da Disney!

Em poucas palavras, podemos dizer que o Animal Kingdom une na mais perfeita harmonia muito do mundo animal, vivo e real, com o mundo mágico e surpreendente da Disney. Como isso é possível? É o que você vai ficar sabendo aqui.

Neste roteiro, vamos lhe apresentar alguns caminhos à serem seguidos neste fabuloso parque para não perder suas principais atrações. Obviamente que este roteiro é sugestivo, mas mesmo assim é interessante anotar algumas destas dicas que poderão ser muito úteis quando você for visitar as atrações Animal Kingdom. 

No final desse post vamos deixar também o Roteiro Animal Kingdom para você baixar gratuitamente e utilizar em sua viagem! Aproveite.

Dicas de Orlando em Tempo Real

Se você está gostando das dicas sobre Orlando que estamos compartilhando aqui, temos mais uma ótima novidade para você! Conheça nosso Instagram, @viajandobaratoparaorlando, e acompanhe todas as novidades e promoções especiais que temos para oferecer. E se você quer ainda mais dicas e informações sobre a cidade, não deixe de visitar nosso canal no Youtube, “Viajando barato pelo mundo”. Lá você encontrará vários vídeos incríveis sobre Orlando, repletos de dicas valiosas para ajudar a planejar toda a sua viagem. Não perca tempo e clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Orlando. Esperamos você lá!.

 

 

Roteiro Animal Kingdom – Dicas Importantes:

Antes de começar com as atrações que você deve começar, ou por onde começar, confira algumas informações super importantes que irão ajudar muito no seu planejamento e fazer você aproveitar ao máximo seu dia no parque:

  1. Compre seus Ingressos com Antecedência: Comprando no Brasil seus ingressos, além de pagar muito mais barato que comprar direto no parque,  você   pode  parcelar  sua  compra  e  agendar  o  parque  com  antecedência.
  2. Reserva de Restaurantes: Caso queira fazer algum almoço, jantar ou até café da manhã com personagens, o ideal é que sempre reserva antecipadamente pelo site da Disney! Alguns restaurantes podem acabar muito rápido as reservas!

    ↪Ingresso para os Parques e Atrações de Orlando com Desconto

    Lembre-se sempre de comprar seus ingressos para os parques e atrações de Orlando antecipadamente, ainda no Brasil, pois além de economizar, comprar em reais, você aproveita as promoções e poder parcelar, e  não corre o risco de chegar no parque e não ter disponibilidade para comprar. Caso queira conferir, fizemos parceria com uma empresa que tem excelentes valores nos ingressos e atrações de Orlando e o melhor de tudo, nossos seguidores tem desconto na compra de qualquer produto e se quiser, ainda da para parcelar!

    CLIQUE AQUI E GARANTA SEUS INGRESSOS PARA OS PARQUES COM O MELHOR PREÇO

  3. Aqui nós fizemos um roteiro simbólico, lembre-se de levar em consideraçÃo do que você quer fazer no parque, se o seu foco é tirar foto com todos os personagens, se é aproveitar as atrações e shows, se esta ou não indo com crianças, qual o horário que conseguiu marcar o fastpass para alguma atração! Esse roteiro é mais para ajudar no seu planejamento
  4. Horário de abertura do parque: Chegue sempre cedo! Você terá mais tempo para aproveitar o parque
  5. Mapa do Parque/ Times Guide: Assim que chegar no parque, não deixe de pegar o mapa (que tem em português) e também o Times Guide, que nada mais é o horário que acontecem todos os shows, fiquem espertos pois alguns podem acontecer apenas uma vez ao dia, como por exemplo o Fantasmic.
  6. Em época de lotação no parque, se você quiser pedir comida pelo aplicativo da Disney, pode ajudar muito você otimizar tempo, caso queira, temos um post explicando o passo a passo: ↪Como pedir comida pelo celular na Disney 
  7. Evite finais de semana:  Se for possível, e dentro do seu planejamento, evite ir nos parques aos finais de semana, geralmente é quando ele estará mais lotado
  8. Aplicativo Disney: Use e abuse do aplicativo da Disney!
  9.  Atenção nos horários dos Shows: Fique atento para não perder o horário que alguns shows podem acontecer.
  10. Trocar o Voucher da Disney: Quando compramos os ingressos dos parques da Disney no Brasil, eles irAo enviar um voucher, que tem que trocar aqui em Orlando ou direto no parque ou entÃo se quiser trocar antecipadamente na Disney Springs ou até mesmo nas lojas do outlet da Disney!
  11. Reserva para os parques da Disney: Lembre-se que além de comprar os ingressos na data que você quer ir nos parques, você precisa entrar no sistema da Disney e agendar sua visita no dia e no parque. Não esqueça e não deixe para comprar ingressos aqui, para não correr o risco de não ter disponibilidade.

Roteiro Completo do Parque Animal Kingdom

Vamos colocar logo abaixo uma sugestão de roteiro, mas lembre-se de levar em conta o que você quer fazer no parque, quais FastPass você conseguiu marcar e o horário para ter uma ideia por onde começar seu dia!

Se você conseguiu chegar no parque, antes da abertura e não tiver hora extra para hóspedes da Disney, recomendamos você ir direto para a área da Pandora! Porém, se o dia que você foi tiver hora extra, e você não conseguir marcar FastPass para o avatar, recomendamos tentar deixar essa atração mais para o final do dia!

O Parque Animal Kingdom é dividido em 6 regiões específicas e uma mais maravilhosa que a outra:

  • Oasis;
  • Pandora – The World of Avatar no Animal Kingdom;
  • Discovery Island;
  • Área da África;
  • Área da Ásia;
  • Dinoland U.S.A.;

 

O Oásis

Não é exatamente uma atração, mas, principalmente para quem aprecia a natureza, é um lugar deslumbrante. Assim que você passar pela catraca do Parque Animal Kingdom, vai dar de cara com este Oásis.

Nele você encontrará alguns viveiros de animais, lojas para comprar alguns souvenires, o restaurante Rainforest Café (falaremos dele depois) e muitas palmeira lindíssimas, além claro de outras tantas plantas.

 

➡ Pandora – The World Of Avatar:

Seria quase que desnecessário falar sobre esta famosa atração Disney, afinal, ela é muito conhecida mundo afora e principalmente pelos turistas que viajam à Orlando, sedentos por conhecer os maravilhosos parques da cidade.

Mas vamos considerar aqui que você desconhece totalmente esta atração, mas com certeza já assistiu ao filme Avatar da Disney, que fez muito sucesso inclusive. Pandora vai fazer com que você viva a realidade imaginária existente neste filme.

Só para se ter uma ideia das sensações que esta área provoca nas pessoas, ela se transforma conforme o horário do dia, onde as cores do lugar mudam com a presença da noite. É simplesmente fascinante. Vale a pena visitar a região de Pandora durante a tarde, para garantir lindas fotos no Mundo de Pandora e também durante a noite, pois a experiência é outra e incrível!

Conta com duas principais atrações:

  • O Avatar Flight of Passage: é um simulador incrível onde você irá passar pelo laboratório que foi o cenário do filme Avatar e interagir com ele. Assim que chegar nesta atração, você já vai ganhar o seu Avatar, pois este simulador vai mapear todo o seu corpo para liga-lo a ele. Quem não se lembra do Banshee, aquela ave do universo de Avatar onde os personagens voavam por toda Pandora? Então saiba que você vai poder voar em um Banshee e vivenciar toda esta emoção, com direito a sons, pingos d’água e até cheiros daquele universo de Pandora.

É realmente incrível e será uma aventura inesquecível! Nossa atração favorita da Disney!

  • Na’vi River Journey: o Na’vi River Journey é na verdade um fantástico passeio de barco pelas profundezas de uma floresta tropical. Só que todos os seres vivos desta floresta emanam luzes.É a chamada bioluminescência. Este cenário será também verdadeiramente inesquecível. Se sobrar tempo, e você for fã, recomendamos muito essa atração!

📍Onde Comer na Região de Pandora:

  • Pongu Pongu: Lugar ideal para comer sanduíches de café da manhã! Além de sanduíches você irá encontrar  bebidas bioluminescente. cervejas, pretzels, e mais algumas coisas
  • SAtu’li Canteen: Várias opções de pratos de carnes, frangos, tofu dentre outros!

 

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA ADULTOS

Avatar Flight of Passage

➡ Na’vi River Journey

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS

Na’vi River Journey

➡ Região da África

Já esteve no continente africano ou em uma savana por lá? Pois é mais ou menos isto que você vai ter nesta fabulosa região do Animal Kingdom, que é toda tematizada para exatamente lembrar a África.

Principais atrações da África:

  • Kilimanjaro Safari, que lembra um safari real, e porque não dizer que é real, só que está localizado em outro continente. Você vai embarcar em um veículo bem característico das savanas africanas e o percurso todo dura mais ou menos uns 30 minutos, percorrendo diversos territórios desta verdadeira savana e por onde passar vai se deparar com zebras, girafas, elefantes enormes, leões e outros tantos animais.

É aventura e diversão certa!

  • Festival of the Lion King que, para quem é fã do Rei Leão, vai com certeza amar. Na verdade, esta atração é um lindo show musical com elementos circenses com as músicas do Rei Leão acompanhando. É maravilhoso de se ver.
  • Gorilla Falls Exploration Trail: Para quem tem tempo sobrando e quer percorrer o parque para conhecer um pouco sobre os Gorilas, Hipopótamo e algumas especieis de aves! Se você gosta de ver animais e esta com tempo sobrando no parque, acho que vale a pena!

 

📍Onde Comer na Região da África:

  • Harambe Fruit Market: Para quem quer pegar algo rápido para comer, nesse lugar você irá encontrar Milho, frutas pretzels e algumas bebidas! ótimo para lanches da tarde rápidos
  • Harambe Market:  Costeletas Africanas, pratos de frango, sanduíches e taças vegetarianas
  • Tamu Tamu Refreshments: Para quem quer tomar algum sorvete para se refrescar
  • Dawa Bar: Bar de bebidas típicas! Cervejas africanas, coquetéis e vinhos

 

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA ADULTOS

Kilimanjaro Safari

➡ Festival of the Lion King

➡ Gorilla Falls Exploration Trail

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS

Kilimanjaro Safari

➡ Festival of the Lion King

➡ Gorilla Falls Exploration Trail

➡ Região da Ásia

Esta região pode ser considerada como a mais radical de todo o Parque. Se passa, como o próprio nome já denuncia, em um ambiente caracteristicamente oriental. O Expedition Everest é sua principal atração, uma gigantesca montanha russa que vai tirar o seu fôlego, com certeza. Confira logo abaixo as melhores atrações dessa região:

  • Expedition Everest:  Para quem gosta de aventura e muita adrenalina, o Expedition Everest é o lugar certo. Como cenário, ela te leva ao topo do conhecido Monte Evereste, na mais alta velocidade e é bem possível que você ainda dê de cara com o também conhecido Pé Grande, mostrando pra todos que é ali que ele mora. A vista lá de cima – se você conseguir observá-la de alguma forma – é simplesmente magnífica. É um brinquedo Animal Kingdom que você não pode deixar de aproveitar.
  • Kali River Rapids: Outra boa pedida desta região é o Kali River Rapids. Você vai embarcar em uma aventura pra lá de radical dentro de um bote redondo e vai seguir pelo chamado rio Cali com muitas curvas, descidas e subidas e muita água. Super divertido e, por que não dizer, refrescante.
  • Feathered Friends in Flight: Esse é um show que acontece em horários específicos e nele é possível ver o comportamento  dos bastidores das aves voadoras.

 

📍Onde Comer na Região da Ásia

  • Mr. Kamal’s: Ótimo para comer um lanche da tarde – Bolinhos de frango e batatas fritas
  • Yak & Yeti Restaurant: Esse é um restaurante de comida pan asiática, para quem gosta e quer aproveitar para experimentar, vale muito a pena. Lembrando que é possível encontrar várias outras opções também!
  • Yak & Yeti – Local Food Cafes: No café da manha você irá encontrar comidas mais típicas do cafe e Depois hambúrgueres, costelas,  rolinhos primavera dentro outras opções para uma comida mais rápida no parque.

 

📌 PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA ADULTOS

Expedition Everest

➡ Kali River Rapids

📌 PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS

Depende da altura da criança.

➡ Região Dinoland U.S.A

Seu roteiro de visitação ao Parque Animal Kingdom não poderia terminar melhor. Ao falarmos em “Dinoland”, dá-se a impressão de uma atração voltada unicamente às crianças. Mas na Dinoland U.S.A. do Animal Kingdom não é bem assim.

Claro que ela é uma região mais que adorada e preferida das crianças, mas os adultos também irão ficar encantados, pode ter certeza disso, tanto é que a Dinoland conta com 6 atrações ao todo onde muitas delas são bem radicais.

  • Finding Nemo – O Musical, A principal atração, mais voltada aos baixinhos mesmo, é a  que é um espetáculo à parte! Em aproximadamente 40 minutos, este lindo espetáculo conta a história do filme Procurando Nemo!, através de atores e muitas marionetes. Por enquanto o show do Nemo ainda não retornou ao parque, mas em 2022 ele vai voltar com tudo!!!
  • Dinosaur: Para quem gosta de dinossauros, afinal estamos falando da Diconland, a dica é o onde você irá embarcar em um carrinho dentro de um simulador impressionante. Nele vai passar por toda a pré-história, buscando e visualizando muitos dinossauros.
  • Fossil Fun Games
  • The Boneyard – Nessa atração as crianças podem se aventurar mais no mundo dos dinossauros, com opções de escavação.
  • TriceraTop Spin- Essa atraçÃo funciona como se fosse um carrossel de dino!!! Mas o diferencial dela é que você pode subir e descer, as crianças adoram.

 

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA ADULTOS

➡ Finding Nemo – O Musical,

➡ Dinosaur

📌PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS

➡ Finding Nemo – O Musical,

➡  Dinosaur

TriceraTop Spin

Fossil Fun Games

➡ The Boneyard

 

📍Onde Comer na Discovery Island

  • Restaurantosaurus: Hambúrgueres de Angus, Sanduíches, camarão e salada

 

 

➡ Região Discovery Island

É aqui que você vai ter a oportunidade de apreciar a união mais que perfeita entre o reino animal e o reino dos personagens Disney. Será possível tirar fotos e interagir com o Mickey e a Minnie, os personagens do filme UP! e também com alguns animais vivos, ao redor da Tree of Life.

  • A It’s Tough To Be a Bug é a principal atração do Discovery Island, um cinema 3D baseado no filme “Vida de Inseto”, que vai te levar a viver e presenciar um dia da vida de um inseto. É fantástico e muito curioso.
  • Discovery Island Trails, um mini-zoológico que você poderá ver inúmeros animais estampados , tudo acontecendo ao redor da maravilhosa Árvore da Vida, que é um marco central do Parque Animal Kingdom.

 

📍Onde Comer na Discovery Island

  • Eight Spoon Café: ótimo para quem quer comer algo mais rápido: Macarrão e queijo, Pretzels, lanches e refrigerantes
  • Flame Tree Barbecue: Costelas defumadas, saladas, pratos de frango e porco
  • Pizzafari:  Aos amantes de Pizza, esse é um ótimo lugar para comer! também tem algumas opções de sopas

 

Restaurantes do Parque Animal Kingdom

Calma que não acabou, ainda tem muita coisa para ver e curtir no Parque Animal Kingdom. Só que com fome, você pode não conseguir aproveitar todas estas atrações Animal Kingdom, não é mesmo?

O Animal tem muitos restaurantes e locais ótimos para fazer suas refeições, seja um almoço, seja um lanche ou uma pizza. São tantos que vamos sugerir alguns. Confira:

  • Restaurantossaurus: um restaurante de dinossauro? Sim, ele é quase isto, mas é o maior fast food do Parque Animal Kingdom, com certeza! Ele está, logicamente, localizado na Dinoland (falaremos desta atração logo mais), bem fácil de achar. 

É um restaurante bem grande e serve deliciosos hambúrgueres e até hot-dogs. Outro ponto positivo: seus preços são bem interessantes.

  • Tamu Tamu Refreshments: ele é quase que um quiosque, mas é bem aconchegante. É famoso e muito procurado pelos turistas que visitam o Animal Kingdom principalmente por conta do seu também famoso Sanduíche de Porco com três tipos de salada: frango, quinoa e frutas. Uma delícia!
  • Rainforest Café: que tal comer em uma floresta? O Rainforest é quase isto e é também um dos restaurantes mais populares do Animal. O que chama a atenção deste restaurante, além da comida boa, é o seu ambiente que mais parece uma floresta.

Só para se ter uma ideia, os bancos são em formato de animais. Seu cardápio é bem variado e 100% americano, servindo principalmente frango, carnes vermelhas, frutos do mar e, claro, sanduíches.

  • Tusker House Restaurant: Refeição com Personagens junto com Donalds e seus amigos! Para comer nesse restaurante é necessário fazer reserva antecipada! Você consegue fazer isso diretamente pelo site da Disney, com até 180 dias antes da sua viagem!

 

Shows Imperdíveis no Animal Kingdom

Acha mesmo que a diversão acabou? Em se tratando de um parque da Disney, com certeza você respondeu “não”. Estando já próximo do encerramento das atividades do Animal, você ainda poderá curtir várias atrações incríveis e exclusivas para a noite.

  • Animal Encounters: Winged Encounters – The Kingdom Takes Flight: É um show que acontece várias vezes ao longo do dia, onde várias aves voam na região da árvore da vida. Em algum momento que você estiver passando por esse região você conseguirá ver.  Através do app da Disney é possível conferir o intervalo de horário que o show acontece. Pode variar um pouco dependendo da época que você vier para ca.
  • A Celebration of Festival of the Lion King; Um dos shows mais lindo do Animal Kingdom, o famoso show do Rei Leão. Esse show acontece em horários certos e é sempre importante você ficar de olho quando vier para ca para não perder.
  • Desfiles dos personagens no Lago: Ao longo do dia é possível encontrar vários personagens passando no lago com barquinho.
  • Nemo

 

↪ Fotos com Personagens no Animal Kingdom

Assim como nos outros parques da Disney é possível encontrar vários personagens para tirar fotos no Animal Kingdom! Eles ficam espalhados por várias região do parque! Você pode conferir o horário e onde cada um esta localizado através do aplicativo da Disney! Vamos colocar alguns personagens logo abaixo, mas vale lembrar que pode variar do horário, as vezes você pode encontrar mais personagens espalhados pelo parque, fique sempre atento ao aplicativo da Disney.

  • Chip and Dale (tico e teco): Dinoland
  • Daisy (Margarida): DinoLand
  • Donald: Dinoland
  • Kevin: Discovery Island
  • Mickey: Discovery Island
  • Minnie: Discovery Island
  • Moana: Discovery Island

 

 

Quais são as melhores atrações do Animal Kingdom?

Falar sobre as melhores atrações pode ser um pouco relativo, pois depende muito de pessoa para pessoa. Mas, na nossa opinião, as que não podem ficar de fora do seu roteiro, são:

  1. Avatar
  2. Navi
  3. Everest
  4. Kali River
  5. Kilimanjaro Safari
  6. Dinosaur

 

↪ Baixe o Roteiro Roteiro Animal Kingdom Gratuito para utilizar em sua viagem

Roteiro Animal Kingdom
Roteiro Animal Kingdom em PDF

Confira logo abaixo o roteiro completo e resumido pra você utilizar em sua viagem!

 

 

Descontos para Sua Viagem:

↪Aluguel de Carro nos Estados Unidos com o Melhor Preço

Na nossa opinião alugar carro em Orlando fará você aproveitar muito mais sua viagem, pois você pode ir em lugares mais afastados e também conhecer lugares diferentes. Em nosso site é possível conferir várias opções de empresas diferentes para você alugar carro com o melhor preço! Lá você irá encontrar opção para alugar carro na Alamo, com até 50% mais barato que alugando direto pelo site da Alamo e também opção de empresa para você parcelar. Confira o link logo abaixo e encontre a melhor opção e preço para sua viagem!

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ALUGUEL CARRO COM MELHOR PREÇO

↪Internet ilimitada para celular com Desconto

Compre um chip de internet para ficar conectado em sua viagem, além de você ficar conectado em redes sociais e manter contado com amigos e família, você poderá utilizar seu celular como GPS e encontrar várias lojas e lugares próximos de você e não precisará alugar o GPS da locadora de carro e irá economizar muito com isso.

O Chip funciona em mais de 140 países e você compra e recebe seu chip no Brasil e já chega no destino conectado! E o melhor de tudo, nossos seguidores tem 15% de desconto na compra de qualquer plano! Só clicar no link e conferir todas as informações.

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU CHIP COM DESCONTO

↪Seguro Viagem para os Estados Unidos com Desconto

Nunca, de forma alguma, viaje para os Estados Unidos sem um seguro viagem!! Uma simples internação por causa de cólica de rim pode custar em média $5.000 dólares!

Confira aqui em nosso site uma excelente empresa para você fazer seu Seguro Viagem. Eles fazem comparação em várias seguradoras ao mesmo tempo, mostrando todas as opções de seguros e preços em um só lugar, e o melhor de tudo, nossos seguidores tem até 20% de desconto em todos os planos utilizando nosso link e cupom de desconto. Confira logo abaixo todas as informações.

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU SEGURO VIAGEM COM MELHOR PREÇO

↪Ingresso para os Parques e Atrações de Orlando com Desconto

Lembre-se sempre de comprar seus ingressos para os parques e atrações de Orlando antecipadamente, ainda no Brasil, pois além de economizar, comprar em reais, aproveitar as promoções e poder parcelar,  você não corre o risco de chegar no parque e não ter disponibilidade para comprar. Caso queira conferir, fizemos parceria com uma empresa que tem excelentes valores nos ingressos e atrações de Orlando e o melhor de tudo, nossos seguidores tem desconto na compra de qualquer produto e se quiser, ainda da para parcelar!

CLIQUE AQUI E GARANTA SEUS INGRESSOS PARA OS PARQUES COM O MELHOR PREÇO

↪ Reserve seu Hotel com Desconto em Orlando

Para quem quer reservar um hotel bom, bem localizado e com preço muito bom, não pode deixar de conferir a parceria que fizemos com o Hotel Monreale Express em Orlando, com benefícios exclusivos para nossos seguidores + tarifa especial!!! Aproveite e Confira e Garanta seu hotel com o Melhor Preço:

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU HOTEL COM DESCONTO

↪Aluguel de Casa com o Melhor Preço

Para quem quer alugar casa para ter mais conforto, ou porque esta vindo com bastante gente, fizemos uma parceria com uma excelente empresa, que tem casas a partir de $80 dólares!!!! Para quem é nosso seguidor, é só pedir um desconto que eles fazem um preço especial na sua reserva, confira todas as informações em nosso post:

CLIQUE AQUI E GARANTA O ALUGUEL DE CASA COM DESCONTO

↪ Cupons de Desconto para os Outlets de Orlando

Quer desconto adicional nas suas compras nos Outlets de Orlando? Confira como conseguir pegar gratuitamente o livrinho de desconto dos Outlets e economizar ainda mais nas suas compras com descontos adicionais. Além dos descontos que você vai encontrar nos Outlets, algumas lojas oferecem descontos adicionais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO PEGAR DESCONTO ADICIONAL NOS OUTLETS

 

Deixe um Comentário